domingo, 12 de abril de 2015

LIVROS.... E  LÁGRIMAS !!!


Li alguns livros em que nossos corações choram e quando finda a leitura vc quase grita... porqueeeeeeee! Tristes mesmo.

Vamos colocar aqui dois que estão sendo muito falados e com certeza, lidos também. Os dois livros foram transformados em filmes o que ajuda bastante na divulgação.

Sugiro uma caixinha de lenços, bem próxima, ao fazer a leitura. *-*

Sendo eles: A Culpa é das Estrelas ( John Green) e 
Se eu ficar (Gayle Formam).

* A Culpa é das Estrelas - John Green
O Livro mostra parte da vida de Hazel no momento em que conhece August Waters no grupo de apoio ao câncer. São jovens e já conhecem a dor da perda, a ansiedade da doença, a vida com medicamentos o tempo todo e ainda... através do otimismo de August buscam o amor eterno.  August Waters é o responsável por você ler o livro, na minha opinião, ele é um garoto incrível. Atualmente vejo um estilo comum nos papéis masculinos, principalmente, na literatura para a juventude, onde os rapazes são "quase" perfeitos, sendo otimistas, corajosos, sinceros em relação aos seus sentimentos e heróis - August não foge a regra.  É um livro lindo, com muitas frases de efeito e que o marcam pontualmente (imagens 3, 4 e 5). Leitura leve, apesar do tema e de vc saber que alguma coisa vai acontecer , né (olha o meu pessimismo de novo aff... ), mas gente, eles tem câncer, alguma coisa vai acontecer ora bolas. O livro é ótimo, porque traz muitas perspectivas sobre a vida e podemos perceber que ela não é somente reclamar e reclamar, mas,  sair em busca de seus sonhos, movimentar-se e perceber que as menores coisas são importantes para cada um de nós... como respirar.

Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
 Capa do livro (em inglês): A 1ª com os personagens do filme e a 2ª das primeiras edições.
 Características dos personagens
 



* Se Eu ficar - Gayle Formam
Esse livro, achei-o mais triste que "A Culpa é das estrelas", mesmo sabendo que no anterior algo iria acontecer, talvez seja porque esse comece tão fofo, cheio de vida e amor, com uma família tão bacana e de repente... BUM! Acontece o inesperado, um acidente muda tudo na vida de Mia (imagem 2). Mia, se vê caída na estrada e percebe que fica como que "pairando" sobre os acontecimentos. Ela vê as pessoas indo e vindo, seu corpo no hospital e espera ansiosa para o momento em que Adam , seu namorado vai chegar. O título está relacionado ao fato que, seus familiares (avós), sua amiga Kim e Adam, dizem a ela que ela tem motivos para ficar, então fica pensando E se eu ficar? Como será?
O livro possui continuação, tendo o Adam como personagem principal.

SinopseA última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



SAGAS.... E   LIVROS !!!   ;)

Vamos  Ler! 

Ahhh!!! As Sagas, nos últimos anos tem conquistado os corações, olhares, mentes e leituras de devoradores de livros, sem mencionar que a grande maioria delas transformou-se em filmes ou séries para TV.

Poderíamos fazer uma listagem enorme, mas vamos começar pelas últimas que li!



Jogos Vorazes (Suzanne Collins) e A Seleção ( Kiera Cass), escolhi colocar as duas juntas, e compará-las, pois apresentam um enredo semelhante e talvez por isso, enquanto Jogos Vorazes foi transformada em 4 filmes ( o último livro foi dividido em dois filmes), A Seleção está sendo filmada em formato de série para TV, apesar que nenhum dos pilotos foi aprovado ainda (já fizeram dois).

Os dois são trilogias, apesar que  a autora Kiera Cass, está aproveitando o momento e já criando histórias paralelas sobre o enredo e a continuação, que sairá em maio deste ano (2015). 

As duas sagas mostram a vida após uma grande Guerra Mundial (ou duas... aff). O planeta fica devastado e as pessoas são organizadas em distritos ou castas conforme seu poderio econômico ou "habilidades" para o trabalho. As duas possuem personagens femininos fortes, que lutam pelas suas vidas, pelos seus amores  e famílias (bem longe da Bella de Crepúsculo). Ainda apresentam uma discrepância social aterradora (fica aí a reflexão, será que se houvesse grandes guerras iríamos marginalizar, prender, aterrorizar uns aos outros? Mais ainda?)

Comparando as duas gostei mais de Jogos Vorazes: trilogia com - Jogos Vorazes (Livro 1), Em Chamas ( Livro 2) e A Esperança (Livro 3), traz um pouco do pessimismo que carrego (fazer o quê?), tipo... vai dar merda! E dá, quase o tempo todo! ahahahahaha  
Sem mencionar o censo de justiça e de igualdade de Katniss (personagem principal). Além do mais tbm tem um trio amoroso, entre Katniss, Peeta e Gale (imagem 1). Jogos Vorazes tem ação e drama, em uma mistura bem balanceada com o suspense do que vai acontecer com eles durante os jogos, quem vai ficar com quem, quem vai morrer (porquê sério... alguém irá morrer - sabe tipo, Games of Thrones?) e como os rebeldes irão se organizar para tomar o poder. Sem mencionar os figurinos, MARAVILHOSOS (imagens 2 e 3), e que o livro (e automaticamente o filme) criou uma série de ícones, como o cumprimento e o uso do tordo (imagens 5 e 6). Acho que gosto mais dessa trilogia por ela apresentar que mesmo as coisas estando complicados e erradíssimas, caso haja justiça é possível , o POVO (é o povo, não um governante) mas o povo fazer a diferença, mudando velhos hábitos, lutando, buscando a justiça acima de tudo e analisando as situações para o Bem da maioria. O último livro, A Esperança tem o título bem apropriado, porque considero a saga esperançosa. Sem mencionar o final... Huhuuuu  #TeamPeeta! hahahahaha Sabe, o livro mostra que fazer as escolhas mais fáceis, mais cômodas, tbm trazem sonsequências e que é preciso coragem para querem mudar.
" Que a sorte esteja com vocês"!

Sinopse - Livro 1 - Jogos Vorazes: A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. 
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?







A Seleção (de Kiera Cass), tendo inicialmente três livros sendo A Seleção (Livro 1), A Elite (livro 2) e A Escolha (Livro 3) é bem bacana, talvez um pouco romanceado, mas, traz questões sociais embutidas no livro e ainda um romance dividido, ou seja, mais um trio amoroso America, Maxon e Aspen (isso sem contar as várias garotas que fazem parte da Seleção e querem o príncipe e sua coroa), onde a separação pela classe social (sociedade dividida em castas - como na Índia) marca o livro, sem mencionar o amor, pela família e pelos lindos jovens - Maxon e Aspen e a impetuosidade da personagem principal assemelhando-se bastante com Elizabeh Bennet (de Orgulho e Preconceito) e o Maxon (Príncipe - hãhã), assemelha-se com o lindo e poderoso Sr. Darcy. Os livros são mais leves e pontuam as questões sociais, de forma que fica claro que há necessidade de uma grande transformação na sociedade em que vivem, os rebeldes gostam de América, personagem principal do livro (jovem que foi selecionada para participar da Seleção que o príncipe Maxon irá fazer, escolhendo uma candidata para se casar dentre 35 garotas). O livro tbm apresenta a figura de um ditador  o Rei Clarckson (como em Jogos Vorazes - na figura do Governador), que além de ser autoritário, machista, violento (com America e Maxon- seu filho), ainda é preconceituoso em relação as garotas das castas menos abastadas, em contrapartida mostra a figura do Pai de America, um homem compreensivo e sensato sempre a auxiliando. O livro é bem instigante e a leitura é fluente e rápida, pois traz uma certa ... alegria ao perceber o amor de Maxon por America e acabamos torcendo pelo romance , não é mesmo? Eu particularmente desde o início era #TeamMaxon, porque ele (semelhante a Edward de Crepúsculo) já diz seus sentimentos desde o início e a defende com tds as forças do seu Pai Autoritário (O Rei), mas o #TeamAspen também arrebata corações.

Sinopse - Livro 1- A SeleçãoPara trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.