terça-feira, 24 de março de 2015

SUGESTÃO DE LIVROS!!! 
Boommm diaaa!

Bem outra dica de livro é... " O Lado Bom da Vida!" de Matthew Quick. 

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. 
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. 
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany (doidinha e boca suja), a irmã viúva, da esposa de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.
Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

** O personagem principal é um entusiasta, sempre esperando que as coisas mudem. Um otimista nato! Executando exercícios loucamente e se afastando de pessoas que possam trazer-lhe pessimismo e tristeza. Fã dos Eagles e com uma família que torce por sua melhora.
PS: Leia o livro e depois veja o filme, não faça o inverso, pois o filme possui partes que não condizem com o texto.

Sendo tão otimista assim, sempre esperando "O Lado Bom da Vida" chegar, ao lê-lo remetia-me seu otimismo e esperança tão latente de um dia ter sua vida de volta que , recordei do livro "Pollyana Menina",  de Eleanor H. Poter, que também tem essa característica, essa virtude de forma esmagadora, pois Pollyana é uma menina que perdeu os pais e vai morar com uma tia e lá muda a maneira o olhar sobre a vida de todos. Esse livro foi bastante lido a partir da década de 80.
PS: Há um filme também sobre o livro, mas, particularmente achei-o enfadonho já que coloca a menina numa posição de "Santa".

Outro livro que logo fiz uma referência foi "O Jardim Secreto" de Frances  Hodgson Burnett, que também mostra uma menina - Mary, que também perdeu seus pais, mas mostra uma postura esperançosa e desafiadora diante da vida, órfã de 10 anos que vai viver com o tio (todo pessimista e estranho) em um casarão na Inglaterra. Lá encontra Dickon (empregado da casa), um menino que conversa com as plantas e os animais, e Colin, um pequeno lorde, doente e isolado em um dos quartos (filho do Tio, mas que vive no comodismo "ai coitado de mim"). A amizade das crianças e o contato com a natureza operam uma surpreendente transformação em todos da casa. A diferença que Mary, não é sempre otimista, mas muito determinada e esperançosa, como Pat Peoples. Muito bacana o livro.
PS: Também há um filme sobre esse livro e dos três aqui citado, é o único filme que poderia ser visto antes de se ler a obra, pois quase não se perde do mesmo. O filme é antigo mas muito bacana.
O Jardim Secreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário